terça-feira, 23 de junho de 2015

CiRANDiNHA "VIDA PELAS FRESTAS"


















Vida pelas Frestas 
Catarina Fontan

Meus olhos teimavam em atravessar as frestas,
Pareciam buscar a vida repousando à luz do dia;
Olhos silenciosos, respeitavam a paz da sesta,
Mas a vida, tão esperta, apenas fingia que dormia...

Estaria a vida sonhando acordada
ou planejando uma nova escapulida?
Veste-se de branco e coloca-se na ponta da escada
Pronta a nos empurrar com sua crueldade homicida...

Não há como condenar a vida por tantos crimes!
Brinca com sorte, com tempo, com gente...
Joga duro, bate no peito, afirma que não mente...

Quem é a vida, uma mulher inconseqüente?
Não, a vida é uma menina simples e veloz,
interrogando-nos pelos desnecessários nós.





Ilka Vieira

Percebi que alguém me olhava pelas frestas.
Senti-me despida, invadida, desrespeitada.
Nem porta, nem parede, eram treliças se fazendo floresta.
Em mim, nem céu, nem mar, nem lua enfeitada.

O olho curioso persistia e me inibia...
Especulava o quê, eu não sabia...
Buscava quem em mim, eu interrogava...
Se tentava roubar de mim a alegria, essa não achava.

Naturalmente, trocamos de lugar...
De mim, apenas o meu olho entrevia,
Mas do lado de cá pude perfeitamente enxergar:
Era a Vida censurando minha melancolia...




Eda Carneiro da Rocha

Pelas frestas, vi um permeio de sol.
Abri as janelas de minh´alma.
Corri lá fora!
Era ele, o Sol, que despontava e me dava
Bom Dia!
Sê Feliz, agradece, numa forma de oração
que só sentem os que são irmãos!

Agradeci, repensei, vi-o belo, acordando,
se espreguiçando, numa forma de "Amor"
que só a natureza sabe se impor.

Vim, então, aqui, dizer do muito que te quero,
da falta que me fazes,
deste amor que venero
que não conhece a Eternidade.
Por certo estamos juntas, aqui ou aí,
neste sentimento, que me acompanha, com suavidade
deixando o pranto na mão da saudade 


   

Regina Coeli  Rebelo Rocha

Muito eu te procurei por cada canto,
Sonhei-te forte Luz a iluminar
A minha escuridão, vazia de tanto...
À procura de ti pra se enxergar...

Dias e dias... tu não sabes quanto,
Minha espera sagrou o meu altar
Em que rezas eu fiz pra todo o encanto
Se encher de brilho intenso ao teu chegar...

Deixei a porta aberta a te aguardar
Me  clarearias mais do que o luar,
Com raios embebidos em serestas...

A Luz plena não veio, eu a chorar
Sorri pra Vida, Mãe a me ensinar:
sua claridade pode entrar por frestas...  




     
Thais S Francisco
   "beija-flor"

Envolta na melancolia,
tranquei-me em quarto escuro.
Sem querer saber se era noite ou dia
deixei-me ficar, como se da noite eu fosse par.

Da razão, perdi-me no tempo.
Angústia, medo, dor, aniquilam minh'alma
Que se debate nesta solidão,
em busca da luz que poderia brilhar,
guiando meus passos neste meu caminhar

Mulher esperta, filha menina, mãe leoa!
Ouço de longe, a Vida sussurrar: 
- Abre os olhos, repara que pelas frestas
O brilho da Vida te chama 
Vem Viver!

Tímida e medrosa, vou abrindo meu coração
deixo fluir a essência do "Eu" absoluto
que sabe brincar com a sorte, caminha forte
não mente, joga duro se preciso for...sabe viver!

O Universo me interroga:
- Onde te escondes, brava guerreira?
Não vês que pelas frestas desta porta trancada
infiltra-se a luz, dizendo que aqui fora 
A Vida te espera? Vem!!?!

Banho-me na luz 
que, pelas frestas da porta e das janelas,
iinvade meu quarto, tirando-me deste insólito escuro.
Ergo-me com fé, abro vigorosamente esta porta
e, saio para a Vida, que me espera para Viver! 

     



Frestas Douradas 

Maria Aparecida Macedo
"Maria Anjinha"

Repousando, em meus travesseiros,
olhei pelas frestas da janela.
Um raio de sol entrava, pela  pequena fresta, 
trazendo brilho e paz de vida plena,
quando me dei conta que era manhã de primavera.

Eram raios dourados, imantando todo 
o nosso Mágico Jardim.
Todas as flores coloridas, sob o raio
de luz dourado, matizando-as todas.
Tudo isso me inspirava, sob a fresta da minha janela.

E, neste dourado, senti-me a pessoa mais feliz,
podendo olhar, apreciar, a beleza da natureza,
feita pelas mãos de Deus.
As frestas de nossa vida, onde em cada dia
podemos orar e agradecer,
por  participar de tudo de belo que existe.

Nesta fresta dourada, vi,
entrando, pelos raios de luz,
 um Anjo radiante e brilhante.
Eras tu que me davas as mãos,
me fitando  com seu doce olhar,
na magia desse eterno caminhar!...




     

Martza Splendore

Entre mim e a vida persistiu um grande desencontro.
Enquanto quase dela me despedia,
marcava por meio de tentativas o seu ponto.

Eventualmente, mandava-me flores,
mas desacreditava, defendia-me imbecilmente.
Colocava em meu caminho novos-falsos-amores.

Vida sem retrato, alma sem vida...
Sentimentos amarelados, buscando sonhos não vividos...
Luta aparente, vã luta tão demente...

Exausta, parei de correr atrás de mim,
deixando entrar o que parecia ser o fim.
Impulsionaram-me, pulei do trampolim...

Do outro lado, era outro tempo.
Fazia sol e plantavam-se flores...
As manhãs eram despertadas por pintores.

O mundo era o mesmo, mas eu, não!
Via a vida pelas frestas,
cegueira louca de quem enxerga
apenas o que tem na própria testa. 
   
  
    

CENAS
Gilia Gerling

Vemos a vida que queremos,
através de frestas emprestadas e inventadas
no nosso cotidiano real ou imaginário.

Somos frestas, para sonhos de terceiros
enquanto  o sol nos empresta seu brilho
e assim, iluminamos almas sedentas de luz.

Somos frestas, para desejos enrustidos
e sentimentos abatidos que apenas
pedem para serem ressuscitados.

Queremos frestas, para melhor ver nosso
próprio rosto, que nem sempre sereno e doce
reflete a delícia de viver.




Nenhum comentário: